- Formação Permanente do clero.
Celebração da fraternidade presbiteral, encontro e atualização temática são motivações suficientes para nos reunir nos próximos dias, 10 a 13 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral. A formação permanente do clero é direito e dever de cada sacerdote e da Igreja, pois nos favorece um tempo revitalizador, desvinculando-nos das nossas atividades ordinárias por um curto instante. “Cuidar de quem cuida” poderia ser tema destes dias cuja programação, já apresentada pela pastoral presbiteral, nos conduzirá por caminhos humanos que devem ser revisitados, para bem melhor servir aos irmãos e irmãs. Tudo está pronto sejam bem vindos.
- Alegra-se a Diocese com novas ordenações presbiterais.
A Peregrinação jubilar dos sacerdotes e religiosos (as) acontece na próxima quarta-feira, dia 10 de setembro. A concentração e paramentação será na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, a partir das 18h, em seguida, às 18h30, seguiremos em peregrinação à Catedral Diocesana, quando, será iniciada a Santa Missa com o Rito da Ordenação presbiteral dos diáconos: Anderson Rodrigues da Silva, João Kleber Pompeu de Freitas, Kleverton Caio Dantas Bezerra e Rodolfo Ferreira da Silva. Com esta celebração inaugura-se a Formação Permanente do clero, que na quinta-feira seguirá com a assessoria convidada. Sejam bem vindos e na celebração jubilar e peregrinação do presbitério, fortaleçamos nossa vocação de vida doada à nossa igreja diocesana.
- Coordenadores forâneos e Coordenador diocesano da Pastoral.
No próximo dia 10 de setembro, a partir das 15h, no Palácio Episcopal, o bispo diocesano se encontra com os coordenadores forâneos e com o coordenador diocesano de pastoral. Partilha da ação missionária, avaliação, perspectivas e pauta da próxima Assembleia Diocesana de Pastoral são pontos desta conversa fraterna. A diocese estará presente na pessoa do bispo, Dom Francisco, do coordenador de Pastoral, Padre Janilson Rolim, do coordenador diocesano da Comissão de catequese de IVC, padre Everton e da representante do laicato, Ronise.
- Aniversário da Dedicação da Catedral e a Exaltação da Santa Cruz.
A catedral diocesana e as nossas paróquias celebrarão a Solene data do aniversário da Dedicação da Catedral no próximo domingo, dia 14 de setembro, reservando a terça-feira, dia 16 de setembro, para a Festa da Exaltação da Santa Cruz. A dedicação da catedral consagra o templo para o culto divino e nos recorda que desde o batismo somos igreja de peregrinos consagrados ao Senhor como discípulos missionários. Celebrar o aniversário da dedicação é reafirmar a nossa diocesaneidade, pertença, gratidão e ação de graças. A Liturgia da Palavra será indicada pela Comissão diocesana de Liturgia.
- Concelebração diocesana na Festa da Padroeira
Tradicionalmente celebrada no dia 15 de setembro, todo o presbitério diocesano com representações das paróquias e áreas pastorais estão convocados para a concelebração eucarística por ocasião da Festa da Padroeira da Diocese de Cajazeiras e conclusão do ano jubilar diocesano, 110 anos de presença e missão. A concentração será na Paróquia de São José com saída prevista para as 17h. Outras informações serão dadas pelo Cura da Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
- Assembleia Pastoral Regional Ne2
Nos dias 16 a 19 de setembro, no Convento franciscano de Ipuarana, Lagoa Seca, PB, acontecerá a 59ª. Assembleia Pastoral Regional Ne2 com o tema: “Formar um povo de discípulos: a fase de implementação do Sínodo sobre a sinodalidade.” Nesta ocasião, em sintonia com o Ano Santo da Esperança, será celebrado o Jubileu do Regional com peregrinação à Santa Fé, santuário do missionário padre Ibiapina.
- Pastoral presbiteral e novos presbíteros
Considerando a proximidade necessária do bispo diocesano e o seu presbitério, e do presbitério entre si, foi agendado o primeiro encontro dos padres que tem até dez anos de ordenação presbiteral. Este encontro acontecerá na região de Cajazeiras e será articulado pela pastoral presbiteral e o coordenador da forania. Mais importante agora é o agendamento: dia 17 de outubro das 9 às 14h, em local ainda a ser definido e informado. Oportunidade de oração, partilha e vivência da fraternidade presbiteral.
- Serviço de Animação Vocacional – SAV
Aconteceu reunião dos animadores vocacionais diocesanos com a participação e leigos, religiosos e padres; na ocasião foi feita apresentação dos convidados, partilha da animação vocacional específica e as perspectivas desta ação pastoral de animação vocacional. O SAV será rearticulado e contará com a coordenação do Diácono Anderson Rodrigues da Silva que será nomeado o “padre” referencial para o SAV que formará a Comissão com representações das foranias e das expressões vocacionais presentes na diocese de Cajazeiras.
- Conhecer a Diocese é caminho fundamental
Este é o exercício diário que o bispo diocesano vem fazendo desde a sua posse canônica no dia 05 de julho de 2025. Visita às paróquias, vista às Instituições civis e religiosas, além do atendimento personalizado e a realização de algumas reuniões tem dado ao pastor diocesano as primeiras impressões da diocesana de Cajazeiras. Peregrino de Esperança, alegro-me com a pastoralidade, zelo, empenho e engajamento dos padres, religiosos(as) e laicato na construção desta igreja particular no sertão paraibano. Ouvir e discernir, conhecer e implementar são passos que juntos daremos na sucessão episcopal, a qual foi-nos dada por herança.
- Amar e servir é missão de todos nós
Recordo-vos as “proximidades” citadas pelo Papa Francisco em mensagem aos presbíteros da Diocese de Roma: com Deus, com o bispo, com o presbitério e com o povo de Deus. Enveredaremos sem nos cansar por este caminho de proximidade, evitando deixar alguém para trás. Somos muitos, porém formamos um só corpo eclesial. Unidade na pluralidade. Características pessoais e dons do Espírito Santo a nós distribuídos são a riqueza que faz a diferença. Desde já, minha gratidão pela pertença diocesana, empenho pastoral e zelo na gestão do bem paroquial.
Francisco de Assis Gabriel dos Santos – Bispo diocesano