Motivado pelo Sínodo da Sinodalidade e animado pelo Jubileu da Esperança, o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) realiza a 60ª Assembleia Pastoral Regional. O evento começa nesta quarta (17) e segue até sexta (19), no Convento de Santo Antônio, em Lagoa Seca (PB), reunindo cerca de 150 representantes das igrejas particulares de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
Nesta edição histórica, a assembleia irá refletir o tema “Formar um povo de discípulos missionários: a fase de implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade”. Bispos, padres, diáconos, religiosas, religiosos, leigas e leigos participarão de conferências, grupos de trabalhos e momentos de espiritualidade iluminados pelo lema bíblico “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio.” (Jo 20,21).
Da Diocese de Cajazeiras participa o bispo diocesano Dom Francisco de Assis Gabriel, Pe. Janilson Rolim (Coordenador Diocesano de Pastoral), Pe. Everton Gabriel (Coordenador Diocesano de Catequese) e por Ronise Trajano, da CODAP.
Peregrinos de Esperança
Pela primeira vez, uma peregrinação abrirá a programação da Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE 2. Na quarta (17), os participantes se concentrarão às 16h, na capela do Convento de Santo Antônio, para a “Oração de Envio dos Peregrinos”. Em seguida, eles pegarão a estrada em direção ao Santuário de Santa Fé, em Solânea (PB).
Após o trajeto de 45 quilômetros, a Comissão Regional para a Liturgia conduzirá o “Terço da Esperança”, no Santuário de Santa Fé. A programação segue com a Lectio Divina conduzida pelo bispo da Diocese de Guarabira (PB) e referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB NE 2, dom Aldemiro Sena. Em seguida, acontece a Celebração Eucarística Jubilar.
Conferências
As atividades da 60ª Assembleia Pastoral Regional serão retomadas na quinta (18), às 7h, com a Celebração da Santa Missa, na Capela do Convento de Santo Antônio. A liturgia será presidida pelo bispo da Diocese de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos.
Ainda durante a parte da manhã serão ministradas as duas primeiras conferências da assembleia. O padre Júnior Paiva, membro do clero de Mossoró, fará uma exposição a respeito do “Documento final do Sínodo: Principais provocações pastorais” e sobre as “Pistas para a fase de implementação do Sínodo”.
Em seguida, o assessor do Setor Bens Culturais da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Luciano da Silva Roberto, falará sobre a importância do trabalho da Comissão Diocesana para os Bens Culturais.
No período da tarde, o bispo de Mossoró (RN) e presidente da CNBB NE 2, dom Francisco de Sales, apresenta a conferência “Ecos do Sínodo no Instrumentum Laboris das Diretrizes da Ação Evangelizadora”. Logo após a palestra, os participantes da assembleia se dividirão em dez grupos de trabalho para uma avaliação sobre o processo sinodal nas 21 dioceses do Regional.
Na sexta (19), último dia da 60ª Assembleia Pastoral Regional, após a Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Cajazeiras (PB), dom Francisco de Assis, será apresentada a síntese dos grupos de trabalho. A partir das contribuições dos participantes em plenário, dom Francisco de Sales e padre Júnior Paiva apresentarão a conferência “Horizontes da sinodalidade: perspectivas para a ação evangelizadora nas dioceses e no Regional”.
A 60ª Assembleia Pastoral Regional será concluída com a votação das proposições para iluminar o agir pastoral das 21 dioceses da CNBB NE 2 pelo próximo ano.











Assessoria de Comunicação | Diocese de Cajazeiras