
Diocese de Cajazeiras-PB Celebra Missa dos Santos Óleos
Nesta quinta-feira santa (17), a Diocese de Cajazeiras-PB celebrou a Missa do Santos Óleos, também conhecida como Missa do Crisma ou da Unidade. A Celebração é marcada pela benção dos óleos utilizados nos ritos sacramentais do Batismo e Unção dos Enfermos, e a Consagração do Santo Crisma e a renovação das promessas sacerdotais.
A Santa Missa foi presidida por Dom José González Alonso, bispo Emérito, com a presença de todos os padres, diáconos, religiosos e leigos representando todas as Paróquias da Diocese. A celebração aconteceu às 9h, na Catedral Nossa Senhora da Piedade.
Renovam-se na celebração as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso mesmo também chamada “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
Quais são os Santos Óleos e pra que servem?
Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus
Óleo dos Catecúmenos:
catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças. O óleo é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos: é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.



































