Bispo Diocesano de Cajazeiras publica Nota de Esclarecimento sobre as Solenidades de Todos os Santos, Finados e o II Mutirão Diocesano da Solidariedade

Na tarde desta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, o Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR, publicou uma Nota de Esclarecimento dirigida aos sacerdotes, religiosos(as) e fiéis leigos(as), com orientações litúrgicas e pastorais acerca das celebrações do próximo final de semana: a Solenidade de Todos os Santos, o Dia de Finados e o II Mutirão Diocesano da Solidariedade.

No documento, o Bispo manifesta seu desejo de que estas celebrações sejam vividas com fé, unidade e espírito de comunhão eclesial em toda a Diocese, oferecendo orientações práticas para a boa organização das celebrações.


1. Solenidade de Todos os Santos – Sábado, 1º de novembro

Dom Francisco esclarece que, conforme as normas litúrgicas, a Solenidade de Todos os Santos será celebrada no próprio dia 1º de novembro (sábado), já que o domingo seguinte é reservado ao Dia de Finados, cuja liturgia é própria e não pode ser substituída.
O Bispo recorda que esta festa convida os fiéis a celebrar “a vocação universal à santidade” e a render graças a Deus “pelos inúmeros santos e santas, conhecidos e anônimos, que já participam da glória celeste”.


2. Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos – Domingo, 2 de novembro

No Dia de Finados, celebrado neste ano em um domingo, a Igreja faz memória piedosa de todos os falecidos, “expressando a esperança cristã na ressurreição e na comunhão dos santos”.
Dom Francisco exorta que *todas as paróquias da Diocese preparem com zelo as celebrações e momentos de oração nos cemitérios, e lembra que *as Missas dominicais deverão seguir os textos litúrgicos próprios da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, com leituras e orações específicas.


3. II Mutirão Diocesano da Solidariedade – Sábado, 1º de novembro

Ainda dentro da programação da Solenidade de Todos os Santos, a Diocese realizará o II Mutirão Diocesano da Solidariedade, com coleta especial em todas as paróquias e áreas pastorais.
Os recursos arrecadados serão destinados integralmente às entidades diocesanas de caridade e promoção humana, expressando, segundo o Bispo, “a santidade cristã vivida na caridade fraterna”.


Dom Francisco conclui sua mensagem com um convite à comunhão e à esperança:

“Desejo que estas celebrações nos ajudem a fortalecer a sinodalidade e a comunhão eclesial da Igreja particular de Cajazeiras, a rezar com fé pelos nossos fiéis defuntos e a viver a santidade no serviço e na solidariedade.”

Com a bênção paternal e pastoral, o Bispo confia toda a Diocese à intercessão de Todos os Santos e Santas de Deus, pedindo que o povo permaneça “firme na esperança e na caridade”.

Compartilhe essa postagem: