Na noite do último sábado, 05 de abril, a Forania de São João do Rio do Peixe recebeu a celebração solene em Ação de Graças pelos 110 anos da Diocese de Cajazeiras, marcando também a peregrinação por ocasião do Jubileu da Esperança.
A Forania, composta por oito paróquias, foi a última a receber a celebração e a imagem Peregrina de Nossa Senhora da Piedade. Segundo o padre Everton, coordenador da Forania, a passagem da imagem por cada paróquia trouxe um lastro luminoso de renovação espiritual e pastoral, despertando e animando as comunidades.
“Por onde passou Nossa Senhora, um lastro luminoso de renovação espiritual e pastoral despertou e animou nossas comunidades pela fé do povo, que entre lágrimas, buscaram a reconciliação de seus pecados, através do sacramento da Penitência, conferido por nossos padres”, afirmou o padre Everton.
A data escolhida para a celebração, 05 de abril, marca os 33 anos da Páscoa Eterna de Dom Zacarias Rolim de Moura, quinto bispo da Diocese de Cajazeiras. Mons. Agripino Ferreira, que presidiu a celebração, explicou que a escolha da data foi uma homenagem ao bispo que governou a Diocese por 37 anos, até sua renúncia em 12 de julho de 1990, por idade.
“Dom Zacarias foi um homem santo, de fé e virtudes, pastor zeloso, que levou uma vida simples e pobre, sofreu perseguição”, destacou Mons. Agripino. “Quando assumiu a Diocese, o clero só contava com 12 sacerdotes, mas Dom Zacarias soube superar todos os desafios, foi um grande motivador das vocações. No período de crise, não permitiu que o seminário fechasse suas portas.”
Durante a celebração, foram prestadas homenagens ao V Bispo, que deixou um legado importante na Diocese de Cajazeiras, seja no campo social, educacional, das comunicações e da pastoral.
A Diocese já se prepara para celebrar no próximo dia 29 de junho, às 17h, na Igreja Catedral, a Missa que encerra as atividades dos 110 anos de sua criação canônica.




















