Colégio Diocesano Dom João da Mata

Colégio Diocesano Dom João da Mata
AÇÃO SOCIAL DA DIOCESE DE CAJAZEIRAS – ASDICA

MISSÃO

Oferecer uma educação de qualidade para criança e jovens à luz de uma concepção cristã, buscando desenvolver nos educandos a autonomia, a criatividade, a excelência humana e acadêmica, o espírito de liderança e da promoção da fé e da justiça.

VISÃO

Ser um Colégio de referência por sua educação cristã, formando cidadãos éticos, solidários, conscientes e de fé.

VALORES

Respeito à vida;

Criatividade;

Diálogo com as famílias;

Honestidade;

Tradição e inovação;

Compromisso social.

PRINCÍPIOS NORTEADORES

Fé;

Equidade;

Justiça;

Ética;

Respeito;

Responsabilidade;

Cooperação;

Integração;

Qualidade;

Alegria.

APRESENTAÇÃO

O Colégio Diocesano Dom João da Mata, primitivamente chamado de Ginásio Diocesano de Misericórdia, foi fundado pelo Padre José Sinfrônio de Assis Filho aos 26 de maio de 1957 com o intuito de atender às necessidades educacionais da população de Itaporanga, município paraibano no qual o Colégio está localizado. Tendo sido registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Itaporanga, o Estatuto do Colégio foi publicado no Diário Oficial aos 06 de junho de 1957. Desde então, o Colégio Diocesano tem empregado todos os meios para oferecer à sociedade uma educação de qualidade ordenada à formação humana integral e profissional. Na qualidade de entidade sem fins lucrativos da Ação Social da Diocese de Cajazeiras (ASDICA), O Colégio Diocesano Dom João da Mata é uma instituição confessional Católica e, por isso, a sua missão educacional, cuja referência é a concepção cristã da realidade, está fundada no diálogo entre fé e ciência. Em virtude da sua identidade Católica, no Colégio Diocesano “os princípios evangélicos tornam-se […] normas educativas, motivações interiores e, ao mesmo tempo, metas finais”. Assim sendo, o Colégio Diocesano Dom João da Mata, em consonância com a sua identidade confessional, preza pela excelência dos processos pedagógicos de ensino-aprendizagem relativos às etapas da Educação Básica com o propósito de viabilizar uma sólida formação humana, cultural e religiosa. Para tal, valoriza tanto os princípios pedagógicos tradicionais quanto os novos argumentos teóricos a partir dos quais subsidia sua práxis educacional.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

NOME: Ação Social da Diocese de Cajazeiras – Colégio Diocesano Dom João da Mata

ENDEREÇO: Rua Padre Lourenço, 113, Centro, Itaporanga-PB,

 CEP: 58.780-000.

FONE: (83) 3451-2498

E-MAIL: diocesanoitaporanga@gmail.com

ENSINO OFERTADO: Educação Básica

MANTENEDORA: Ação Social da Diocese de Cajazeiras (ASDICA).

CNPJ: 08.799.173/0001-23

ENDEREÇO: Rua Padre Rolim, 571, Centro, Cajazeiras-PB,

CEP: 58.900-000.

FONE: (83) 3531-1335

E-MAIL: diocajaz@uol.com.br

CORPO DIRIGENTE:

1 Diretor Geral: Padre Walter Fernandes Anacleto

2 Vice-Diretor: Francisco Raimundo da Silva

3 Coordenador Geral: Seminarista Marcos Vinicius Lacerda de Oliveira

4 Coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais: Rubenia Pereira da Silva

5 Coordenador dos Anos Finais e Ensino Médio: José Nildo Venâncio M. Barros

6 Secretária: Maria de Fátima Neves de Almeida

7 Auxiliar de Tesouraria: Demakcson Leite Filho

MARCA RELIGIOSA E ACADÊMICA: “Fides et Scientia”

SIMBOLOS DA INSTITUIÇÃO: Brasão, Bandeira e Hino

PADROEIRA: Santa Terezinha

PATRONO: Dom João da Mata de Andrade e Amaral

Dom João da Mata de Andrade e Amaral (8 de fevereiro de 1898 — 7 de novembro de 1954) foi bispo católico brasileiro. Esteve à frente de três dioceses brasileiras, a saber: Cajazeiras, de 1934 a 1941Amazonas, de 1941 a 1948; e Niterói, de 1948 até sua morte.

Em 1934, foi eleito bispo de Cajazeiras, em substituição a Dom Moisés Sizenando Coelho, e governou a diocese durante sete anos.

À frente da Diocese de Cajazeiras, seu maior feito foi a realização do 1º Congresso Eucarístico Diocesano, em 1939, em comemoração ao Jubileu de Prata da criação da Diocese e posse do seu Primeiro Bispo. Empenhou-se no impulso da Obra das Vocações Sacerdotais, tendo organizado a formação da Ação Católica e construção de sua sede própria. Na sede episcopal, reconstruiu o Colégio Diocesano Padre Rolim, num edifício imponente, com dois pavimentos, cuja direção foi confiada aos Padres Salesianos. Reconstruiu o Ginásio Escola Normal Nossa Senhora de Lourdes, também com dois pavimentos. Reconstruiu o Prédio Vicentino. Construiu o Hospital Regional de Cajazeiras, depois encampado pelo Estado. Iniciou a construção do prédio da nova Catedral e concluiu o acabamento do Palácio Episcopal. Em outras cidades da Diocese, criou e instalou os seguintes educandários: Colégio Diocesano de Patos; Colégio Diocesano de Catolé do Rocha; Escola Normal Francisca Mendes, em Catolé do Rocha; Escola Normal Padre Diniz de Itaporanga; Escola Normal de Princesa Isabel; e a Escola Normal de Santa Luzia do Sabugi.

Em 1948, foi transferido para Niterói, tendo tomado posse em 8 de agosto. Tanto em Cajazeiras quanto em Manaus, realizou o primeiro Congresso Eucarístico Diocesano.

RAZÕES DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA:

            O Colégio Diocesano “Dom João da Mata” foi fundado em 26 de maio de 1957, pelo Padre José Sinfrônio de Assis Filho, vigário das Paróquias Itaporanga, Boa Ventura, Pedra Branca, Diamante, São José de Caiana e Curral Velho.

Ao assumir a Paróquia de Itaporanga, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, o Padre José Sinfrônio de Assis Filho, visitando os bairros periféricos e a zona rural defrontou-se com quadro desolador de crianças fora da escola, percebendo que muitos jovens não estudavam. E, os poucos que estudavam concluíam apenas as séries iniciais da educação básica.

O Educandário iniciou suas atividades na Sacristia da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, alfabetizando e preparando jovens para o Antigo Exame de Admissão nos colégios de Patos, Campina Grande, Cajazeiras, João Pessoa e Recife.

Os filhos dos fazendeiros, agropecuaristas e comerciantes iam para os grandes centros continuarem seus estudos. Os pobres não tinham a oportunidade nem condições econômicas para dar continuidade aos estudos, ficando no mundo da ignorância, na sua maioria, enveredando pelos vícios, jogos e criminalidade.

Diante o exposto, o Padre José Sinfrônio de Assis Filho fundou o Ginásio Diocesano de Misericórdia, cognominado posteriormente de Colégio Diocesano “Dom João da Mata”.

Durante oito anos o Padre José Sinfrônio de Assis Filho cuidou de angariar recursos junto à comunidade para com donativos (arroz, algodão, galinha, garrotes, garrafas, etc.), construir o prédio atual do Colégio Diocesano, inaugurado no ano de 1965.

Fundamentado na “Fé e Ciência” o educandário passou a acolher crianças e jovens pobres que sonhavam conquistar a vitória através dos estudos. No início o Padre José Sinfrônio acolhia alunos das camadas mais pobres, na maioria ruralistas, que não tinham oportunidades, esses jovens pela distância e difícil acesso aos povoados, distritos e sítios passavam a morar no educandário. Eram alunos vindos dos diversos municípios da região do Vale do Piancó.

Até o ano de 1969, o educandário recebia apenas meninos, posteriormente foi aberto para as meninas, funcionando nos três turnos. Sendo o turno da noite, exclusivo para os jovens que trabalhavam e moravam na zona rural.

O trabalho do Padre José Sinfrônio de Assis Filho ultrapassou as fronteiras do município de Itaporanga e do Vale do Piancó, pelo atendimento a jovens pobres que não tinham condições para estudar. Diante do serviço empreendedor em Ação Social, o Colégio Diocesano foi reconhecido de Utilidade Pública Municipal, de Utilidade Pública Estadual e pelo Conselho Nacional de Assistência Social. 

Atendendo apenas o Ensino Fundamental, em 1995, vendo as necessidades da população, o Padre José Sinfrônio de Assis Filho fundou o Ensino Médio.

No ano de 1997, o Colégio Diocesano “Dom João da Mata” passou a Ação Social da Diocese de Cajazeiras – ASDICA, cuja Paróquia está sob a jurisdição da Diocese de Cajazeiras – Paraíba.

O Colégio Diocesano desde sua fundação está inspirado nos Evangelhos, “Servir e não ser servido”, com o objetivo único e exclusivo de prestar serviço social através de gratuidade a alunos carentes de Itaporanga e das cidades circum-adjacente.

O Colégio Diocesano constitui o maior bem cultural e intelectual de Itaporanga contribuindo para que milhares de jovens pobres tenham conseguido sua ascensão social, econômica, profissional e humana através dos seus ensinamentos.

Na música o Colégio Diocesano através da Filarmônica “Cônego Manuel Firmino”, fundada pelo Padre José Sinfrônio, na qual os alunos aprendem música instrumental gratuitamente, tem exportado talentos musicais para os diversos recantos do Brasil e do mundo. São músicos, alunos bolsistas no educandário, servindo as universidades nos departamentos de música, nas policias militares dos estados brasileiros, no exército, marinha, aeronáutica, Dragões da Independência e nas sinfônicas espalhadas pelos diferentes recantos do mundo.

Atualmente, o Colégio Diocesano “Dom João da Mata” é Ação Social da Diocese de Cajazeiras – ASDICA, mas seu legado de “servir e não ser servido” do padre José Sinfrônio continua vivo na equipe administrativa, docente e discente dos que fazem e constituem a Família Diocesano.

A nossa missão é servir aos que sonham com a igualdade, a liberdade e a fraternidade. Nosso princípio é a Fé e a Ciência como instrumentos transformadores da sociedade que luta pelos direitos sociais e pela dignidade da família. Nossa meta é atingir crianças e jovens que não tiveram oportunidade e acesso à educação humana e intelectual, acreditando que a fé humaniza o homem na sua formação e a educação proporciona-lhe a visão de leitura crítica da sociedade.

Inspirado na Pedagogia de Jesus Cristo, o Colégio Diocesano proporciona uma educação humana, libertadora, acolhendo as “ovelhas perdidas” e as que pelas condições capitalistas do mundo globalizado são marginalizadas e colocadas à margem da sociedade excludente.

            Vindos a nós o que sonham em vencer através da educação, os que não tiveram oportunidades, os excluídos pela sociedade e pela própria posição social e geográfica, na nossa escola prezamos pelo reino da ciência e da sapiência.

ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS DIOCESANOS DO NORDESTE – ACODINE

No período de 2020 a 2024, a sede da ACODINE foi instalada em Itaporanga sob a administração do Colégio Diocesano Dom João da Mata, sendo presidente o Padre Walter Fernandes Anacleto. Atualmente, com sede em Mossoró-RN, tem o Padre Walter Fernandes no Cargo de Vice-Presidente.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROJETOS

1 FORMAÇÃO MUSICAL PROFISSIONAL

O Colégio Diocesano oferece, gratuitamente, aulas de músicas e prática instrumental para alunos da escola e da cidade de Itaporanga. Mantém a Filarmônica Cônego Manuel Firmino, fundada em 06 de setembro de 1965.

2 EDUCAÇÃO PELA PAZ

Desenvolvido pelo Colégio Diocesano busca humanizar as crianças e jovens na pedagogia da paz universal, melhorando suas relações intrapessoais e interpessoais.

3 DIOCULTURA

Projeto que buscar incentivar os discentes a preservar o legado cultural da humanidade, aprofundando os estudos na cultura regional e local.

4 DIOFILOSÓFICO

O Projeto Dio Filosófico objetiva levar o aluno a criar suas próprias versões da realidade e do mundo que ele vive assim como a vivencia dos sujeitos envolvidos, com seus valores, crenças, objetivos e ideias; e que, de alguma forma, estes fatores possam orientar ações pedagógicas interdisciplinares e regulatórias eficazes e profícuas.

5 DIOSOCIAL

O Projeto Dio Social objetiva despertar o sentimento fraterno e estimular a união para recolher donativos a serem distribuídos entre várias entidades.

            Ao longo do ano, campanhas são realizadas para arrecadar alimentos, material de higiene pessoal ou brinquedos para famílias e instituições da Diocese que trabalham com a promoção da vida.

6 DIOVOZES

            O Diovozes tem como objetivo desenvolver habilidades musicais, como afinação, ritmo e memória musical, além de promover a expressão emocional e a autoestima dos alunos. Também estimular a socialização, a cooperação e a construção de laços de amizade e respeito.

7 COMPANHIA DE ARTES

            O colégio Diocesano possui uma companha de artes composta de alunos, ex-alunos e funcionários que tem como objetivo a criação, produção e apresentação de espetáculos ou obras artísticas, visando a expressão artística, entretenimento, e/ou sensibilização da comunidade escolar sobre temas sociais e culturais.

8 CIRCUITO LITERÁRIO

O Projeto Circuito Literário objetiva estimular no aluno o interesse pela leitura, proporcionando a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipada.

FORMAÇÃO RELIGIOSA

1 PRIMEIRA EUCARISTIA

Preparação das crianças para a Primeira Eucaristia, com aulas de Ensino Religioso ministradas no ensino regular e aulas de catequese ministradas no contra turno escolar para alunos do educandário.

2 CRISMA

Preparação das crianças para a Crisma, com aulas de formação ministradas no contra turno escolar para alunos do educandário.

3 FESTA DE SANTA TEREZINHA

A Festa de Santa Terezinha é realizada, anualmente, no período de 21 de setembro a 1º de outubro.

MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO

1- EDUCAÇÃO INFANTIL

Editora do Brasil – Todos os componentes curriculares

Internathional School – Bilíngue

2- ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

Sistema Positivo de Ensino – Positivo On