A Diocese de Cajazeiras se prepara para viver um momento de fé e comunhão: a Festa da Dedicação da Igreja Catedral, que será celebrada no próximo domingo, 14 de setembro, em todas as paróquias. Na véspera, sábado, 13, à noite, a Catedral já acolherá a celebração festiva.
Por orientação de Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, a Festa da Exaltação da Santa Cruz será transferida para a terça-feira, 16 de setembro, de modo a reservar o domingo para a memória solene da Dedicação.
Segundo o bispo diocesano, “a dedicação da catedral consagra o templo para o culto divino e nos recorda que, desde o batismo, somos igreja de peregrinos consagrados ao Senhor como discípulos missionários. Celebrar o aniversário da dedicação é reafirmar a nossa diocesaneidade, pertença, gratidão e ação de graças”.
A Comissão Diocesana de Liturgia apresenta as seguintes orientações, ressaltando o caráter solene e comunitário do aniversário da Dedicação. As equipes de liturgia das paróquias foram orientadas a preparar as celebrações com o Missal Romano – Comum da Dedicação de uma Igreja (páginas 889 a 891) e com o Lecionário – No Aniversário da Dedicação de uma Igreja (páginas 235 a 249).
Recorda-nos São Cesário de Arles: “Cada vez que entramos na igreja, queremos encontrá-la tal como devemos dispor nossas almas”. Assim como o templo é consagrado, também nós somos chamados a ser “separados para Deus”. Se tivéssemos essa verdade continuamente diante dos olhos, quantos pecados evitaríamos e com quanto zelo cuidaríamos da saúde de nossas almas, templos vivos do Espírito Santo!
O dia 14 de setembro, portanto, será oportunidade de toda a Diocese se unir em torno da sua Igreja-Mãe, a Catedral de Nossa Senhora da Piedade, reforçando a identidade diocesana e renovando o compromisso de ser Igreja em saída, missionária e fraterna.

Assessoria de Comunicação | Diocese de Cajazeiras