Bispo diocesano Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos envia carta á Diocese de Cajazeiras.

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSSR

Diocese de Cajazeiras
Bispo nomeado

Saudação

Dirigindo-me ao Administrador diocesano, Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, saúdo fraternalmente a todo o clero de Cajazeiras, aos religiosos e religiosas, aos seminaristas, aos leigos e leigas, discípulos missionários nas diversas pastorais, movimentos eclesiais e serviços, às autoridades municipais, aos homens e mulheres de boa vontade.

Paz e Bem no Santíssimo Redentor!

A Nunciatura Apostólica do Brasil comunicou a todos nesta manhã de quarta-feira, dia 09 de abril de 2025, que o Papa Francisco achou por bem me nomear bispo desta igreja diocesana de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, me transferindo da Diocese de Santo Antônio de Campo Maior, Estado do Piauí. Abraço esta nova missão, como sucessor dos apóstolos, com obediência filial ao Santo Padre e esperança na Providência Divina, colocando-me à disposição para conhecer, amar e servir à Diocese de Cajazeiras que celebra 110 anos de sua instalação canônica.

Aceito esta missão como pastor diocesano, sabendo que sou “instrumento limitado” nesta obra do Senhor. Trabalharemos para que a Diocese continue sendo de “comunhão, participação e missão” e Igreja em permanente saída missionária, “acolhedora e samaritana”.

Como 9°. Bispo quero conhecer a história eclesial e as iniciativas pastorais que consolidaram esta igreja diocesana no sertão paraibano, a vida e a missão dos dedicados pastores que me precederam, o dinamismo pastoral dos inúmeros evangelizadores (padres e leigos, religiosos e religiosas) e os organismos diocesanos que atuam para que a diocese cumpra sua missão evangelizadora. Desde a minha nomeação e hoje feito o anúncio, coloco a diocese em minhas orações, bem como peço a Graça de Deus para ser pastor a exemplo do Bom Pastor, Jesus Cristo, que veio para servir. A exemplo de Santo Afonso Maria de Ligório, junto a todos os presbíteros e evangelizadores religiosos e leigos, quero fazer o anúncio da Palavra da Salvação, empenhando meus dias pela Copiosa Redenção na esperança de vida plena para todos, a começar pelos mais necessitados, os prediletos de Deus.

Ao chegar a Cajazeiras e assumir o pastoreio da Diocese, oferecerei meu ministério episcopal nas terras paraibanas, pelo bem da Igreja, na instrução da fé, compartilhando com o clero os anseios de todo o povo. Como missionário “sou chamado a ser testemunha do Redentor e profeta da redenção abundante que Deus oferece ao mundo”.

“Peregrinos de Esperança, pois ela não decepciona” (cf. Rm 5,5), sigo confiante, pois bem sei que conto com a oração dos fiéis e a proximidade cooperativa do clero. Sigo motivado pelo ardor missionário que brota do Evangelho. Ainda sabendo que “sou convidado a olhar sempre para o oriente, de onde nasce o Sol da justiça e a Luz que se levanta sobre nós.” (Origenes, presbítero).

Que interceda por nós, a Santa Mãe de Deus, Maria Santíssima, no título da padroeira de Cajazeiras, Nossa Senhora da Piedade.

“Fazei, Senhor, a vossa Igreja caminhar segundo a vossa vontade sem que jamais lhe faltem neste mundo os auxílios que necessita.” (Laudes)

Campo Maior-PI, 09 de abril de 2025. Memória de São Libório, bispo de Le Mans.

|PASCOM DIOCESANA DE CAJAZEIRAS

Compartilhe essa postagem: