Bispo de Cajazeiras envia mensagem aos padres no Dia do Presbítero: “Renovemos corajosamente o nosso sim”

Cajazeiras, PB – 04 de agosto de 2025 – Neste domingo, que marca o início do Mês Vocacional, o Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom Francisco Gabriel, CSsR, dirigiu uma mensagem especial aos presbíteros da Diocese por ocasião do Dia do Padre, celebrado em 04 de agosto.

Inspirado pela passagem bíblica “Trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que tão excelso poder se reconheça vir de Deus e não de nós” (2 Cor 4,7), Dom Francisco saudou todos os sacerdotes com gratidão, afeto e esperança. Em sua mensagem, o bispo afirmou que oferece a Santa Missa do dia por todos os padres da diocese, pedindo a Deus que fortaleça cada um nesta missão de ser discípulo de Cristo e mensageiro de sua Palavra.

“Celebrar este dia é um convite renovado para rezarmos pela santificação e perseverança do clero, para que prossiga confiante na missão pastoral de oferecer a vida na sinodal construção do Reino de Deus”, destacou.

O Mês Vocacional de 2025 tem como tema *“Peregrinos porque chamados. ‘A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações’ (Rm 5,5)”, em sintonia com o Jubileu Ordinário que convida todos os fiéis a um caminho de oração, penitência e redescoberta da vocação pessoal. Dom Francisco reforça que a *esperança é a virtude que sustenta toda vocação e missão na Igreja, e que os padres são chamados a serem sinais de esperança no mundo.

A mensagem do bispo também traz uma profunda reflexão bíblica sobre o Evangelho do domingo, que aborda o encontro de Jesus com um homem preocupado com herança. O bispo destaca que o verdadeiro sentido da vida está em Cristo e na vivência do Reino de Deus, e não apenas no possuir.

Em tom fraterno, Dom Francisco relembra sua primeira mensagem ao clero, enfatizando três palavras-chave: pertença, confiança e gratidão. Ele reforça a importância da unidade no presbitério diocesano:

“Pertença é vestir a camisa diocesana. A nossa mãe comum é a Diocese. Ela nos deu um ventre (Seminário), uma família (presbitério), seio (cuidados) e colo (compreensão).”

“A confiança supera fragilidades e celebra o perdão. A gratidão é celebrar o bem no outro.”

Encerrando sua mensagem, o bispo louva a Deus pela vocação de cada padre, pelo esforço constante em favor da Igreja e pelo desejo de conversão pessoal que deve marcar o ministério presbiteral. Ele conclui com palavras de São João Paulo II:

“Onde quer que seja celebrada a Eucaristia e um sacerdote empreste a sua voz a Cristo, repetindo as palavras santas da instituição, a presença d’Ele se renova.”

A Diocese de Cajazeiras convida todos os fiéis a rezarem pelos padres, especialmente neste mês vocacional, como gesto de reconhecimento, apoio e incentivo à perseverança de seus pastores na missão.

Assessoria de Comunicação | Diocese de Cajazeiras

Compartilhe essa postagem: