Encontro de Escuta e Planejamento marca reestruturação do SAV/PV na Diocese de Cajazeiras

Na tarde desta terça-feira, 30 de julho, o Seminário Diocesano Nossa Senhora da Assunção, em Cajazeiras, acolheu um importante momento de escuta, partilha e planejamento voltado à reestruturação do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PV) na Diocese de Cajazeiras.

O encontro contou com a presença do bispo diocesano, Dom Francisco Gabriel, dos formadores do seminário, diáconos, seminaristas, representantes das congregações religiosas, consagrados e leigos comprometidos com a causa vocacional. A programação teve início com um momento de oração, seguido por uma breve apresentação dos participantes.

Na abertura do encontro, o reitor do seminário, Pe. Cícero, acolheu os presentes e fez memória das iniciativas vocacionais já realizadas na Diocese, destacando os esforços conjuntos que vêm sendo empreendidos. Em seguida, Dom Francisco partilhou experiências vividas em sua congregação de origem, bem como as contribuições que traz de sua missão anterior na Diocese de Campo Maior (PI), enriquecendo o diálogo e animando os participantes quanto à importância de fortalecer a cultura vocacional nas comunidades.

O diácono Anderson conduziu a apresentação das propostas para o segundo semestre, detalhando um plano de ação dividido em três etapas: a formação de uma Comissão Diocesana bem estruturada, a articulação das foranias e, por fim, a promoção das Escolas Vocacionais Paroquiais (EVPs) em toda a Diocese.

A proposta visa não apenas reorganizar o SAV/PV, mas também consolidar uma cultura vocacional ampla, viva e presente em todas as expressões da vida eclesial diocesana. A expectativa é que, com o envolvimento das paróquias, das comunidades religiosas e dos leigos, o processo vocacional se torne cada vez mais dinâmico, próximo da realidade dos jovens e inspirado pelo Evangelho.

Ao final do encontro, reforçou-se o compromisso de todos em seguir com entusiasmo e fé nessa missão, reafirmando que “toda vocação nasce do coração de Deus e brota no terreno fecundo da comunidade”.

A Diocese de Cajazeiras segue em oração e em ação para que o Serviço de Animação Vocacional seja sinal de esperança, escuta e discernimento para tantos jovens chamados por Deus.

Assessoria de Comunicação | Diocese de Cajazeiras

Compartilhe essa postagem: